Bocha Masculina

Economia de Rio do Sul será beneficiada com os Jasti


Por Arthur | 16 de Maio de 2018
Foto Cleber Stassun

Rio do Sul está prestes a sediar os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), e há sete dias do início das disputas, que acontece de 23 a 27 de maio, comerciantes e empresários do município se preparam para receber os mais de 3 mil visitantes de mais de 215 municípios de Santa Cantarina.

 

Além dos atletas, também vão estar no município, dirigentes esportivos, corpo técnico das modalidades e muitas famílias. Todo esse movimento na cidade irá beneficiar a economia rio-sulense. No final de abril, a rede hoteleira do município já tinha atingido sua lotação e, nos últimos dias, hotéis em Lontras, Pouso Redondo, Ibirama e Presidente Getúlio também receberam reservas.

 

“Em poucos dias nosso hotel atingiu lotação máxima e recebemos muitas ligações de municípios para reservarem mais leitos. Ficamos extremamente felizes com essa oportunidade de receber um público diferenciado, por isso, estamos preparando nossa equipe para recepcionar todos muito bem”, comentou Gabriela Garcia, administradora de um hotel na cidade.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) de Rio do Sul, Paulo José Fiamoncini, destacou que restaurantes, supermercados e postos de combustíveis também serão beneficiados com os jogos. Ele ainda lembrou do comércio, que deverá receber muitos visitantes. “Como teremos uma grande movimentação na cidade, as pessoas vão buscar conhecer e comprar em nossas lojas, já que nem sempre estarão participando diretamente dos jogos”, destacou.

 

O superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Jeberton Fermino, disse que não há números exatos de quanto recurso o município vai receber, mas nas competições estaduais, calcula-se que cada pessoa gaste em média aproximadamente R$ 150 por dia.

 

“Se for seguir esse cálculo, mais de R$ 2.200 milhões vão ficar diretamente em nossa cidade apenas em cinco dias de evento, o que é um número bem expressivo, porque movimenta diversos setores e contribui com empregos em algumas áreas. Além de se destacar esportivamente, os jogos também têm um potencial econômico muito grande”, comentou.

 

Jasti

Criados em 2008, os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina tem como finalidade estimular a participação do idoso em atividades esportivas, recreativas, visando ampliar as perspectivas de uma qualidade de vida. Visa ainda fortalecer novas formas de participação da pessoa idosa, o convívio social, a troca de experiências entre essas pessoas e demais gerações, além de valorizar e estimular a prática esportiva na terceira idade, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social.

 

Curta a FMD Rio do Sul no Facebook;

Siga a FMD Rio do Sul no Instagram;