Atletismo

Estruturas da FMD se adequam as normas de segurança


Por Arthur | 22 de janeiro de 2020

Pela primeira vez o Complexo Esportivo de Rio do Sul, composto pelo Ginásio, Estádio e Cancha Municipal recebeu do Corpo de Bombeiros o alvará e habite-se permanente. As obras de adequação ocorreram durante o último ano e a liberação foi realizada em dezembro.

 

As melhorias seguem a Lei Estadual 16157/2013, que estabelece normas de segurança contra incêndio e pânico. Os espaços precisavam de melhorias para a comunidade, já que em 2014 o ex-superintendente da Fundação assinou junto ao Corpo de Bombeiros um termo se comprometendo a realizar as alterações necessárias em um prazo máximo de cinco anos, que vencia em 2019.

 

De acordo com o diretor de eventos da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Graciano Ledra, que supervisionou todo processo, cerca de R$ 50 mil foi investido em adequações nas três estruturas, incluindo materiais e mão de obra. Além de novos projetos preventivos e de evacuação dos três locais, saídas de emergência foram instaladas, assim como extintores de incêndio e placas de sinalização. As estruturas que no total, tem 4.689,30 metros quadrados, também receberam para-raios e adaptações nos guarda-corpos.

 

“Tivemos um período curto para fazer muitas alterações e melhorias. Montamos um cronograma de trabalho e após muitas consultas ao Corpo de Bombeiros, felizmente conseguimos deixar tudo adequado dentro dos padrões necessários”, comentou.

 

Para o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, essa é mais uma conquista histórica, já que legalmente os três locais não estavam aptos para funcionamento. Ele explicou que a iniciativa visa oferecer mais segurança para atletas e técnicos nos treinos, além das competições que a Fundação realiza nesses locais.

 

“As três estruturas estavam irregulares, sem projeto algum visando a segurança de quem pratica alguma atividade esportiva. Se ocorresse algum acidente, iríamos ter que responder por esses espaços não estarem legalizados, com isso temos mais segurança para eventos próprios e de terceiros. Superamos muitas barreiras e estamos felizes com o atestado de habite-se”, finalizou.