Ciclismo

FMD Rio do Sul terá três atletas disputando Copa América de Downhill


Por Arthur | 18 de janeiro de 2019
Foto Arthur Hoffmann/FMD

Três bikers da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul representam a equipe de ciclismo nas disputas da 11ª edição da Copa América de Downhill 4x. O evento acontece neste fim de semana na pista Ski Mountain Park, em São Roque, interior de São Paulo. As finais da disputa serão televisionadas pela Rede Globo, dentro do programa Esporte Espetacular.

 

Além do atual campeão brasileiro sub-30, Beto Jurk, também competem Thiesco Schutz e Muriel Lohn. Ele é um dos novos integrantes da equipe rio-sulense para 2019. Com inúmeros títulos nacionais e internacionais, ele chega para compor a equipe que disputa os campeonatos estaduais da modalidade, além de reforçar o grupo para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Diego Vieira, outro atleta de downhill, também continua na equipe.

 

Cerca de 120 pilotos devem participar das disputas em São Roque. São 600 metros de descida, com mudanças no traçado, com novas rampas, ponte e um túnel. No total são 13 obstáculos além de oito curvas. Os pilotos vão ter o primeiro contato com a pista na sexta-feira (18), nos treinos livres. O sábado (19) é o dia de duas tomadas de tempo (descidas individuais) para conhecer os finalistas do domingo. Entre os homens, há 24 vagas para a decisão e mais oito convidados já estão garantidos. No feminino, são apenas 12 vagas além das quatro reservadas para as melhores de 2018.

 

O coordenador da equipe de ciclismo de Rio do Sul, Alair Xavier, destacou que essa é uma boa oportunidade para traçar parâmetros para a temporada. “Nosso grupo tem se fortalecido cada vez mais e essa competições demonstram o nível dos nossos atletas. Sabemos das dificuldades, porque essa prova tem diversas variáveis, mas estamos muito confiantes em termos um bom resultado”, comentou.

 

Equipe terá novidades em 2019

 

Além da chegada de Muriel Lohn, que disputará as provas por Rio do Sul no downhill, outros atletas chegam a equipe como reforços, visando especialmente os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e as competições estaduais e nacionais. Nas próximas semanas, será divulgada todas novidades da equipe. “Estamos progredindo ano a ano e demos um salto em 2019. Montamos um projeto muito sério e estamos motivados trabalhando dia a dia com a ajuda dos nossos patrocinadores”, comentou Alair.

 

Nesta temporada a equipe de ciclismo de Rio do Sul é patrocinada por Moss do Brasil, Royal Ciclo, Continental, Spiuk, Fi’zik, Abus, Arbok e prefeitura de Rio do Sul por meio da Fundação Municipal de Desportos (FMD).