Atletismo

Jogos Escolares 12-14 anos iniciam na segunda-feira em Rio do Sul


Por Arthur | 25 de agosto de 2021

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) organiza nesta semana os últimos detalhes para a realização da etapa municipal dos Jogos Escolares de Rio do Sul de 12 a 14 anos. A competição inicia na segunda-feira (30) com jogos de tênis de mesa, e terá disputas apenas de modalidades individuais.

 

Essa é a primeira competição escolar do município desde o início da pandemia. Para organização, todos locais foram adaptados para receberem os alunos da rede municipal, particular e estadual de ensino. Neste primeiro momento acontecem jogos de tênis de mesa, xadrez, atletismo, badminton e vôlei de praia. As modalidades coletivas ainda não têm data e definição sobre os jogos.

 

Conforme o diretor técnico da FMD, Sérgio Luis Schlemper, diferente dos outros anos, onde havia muitas escolas participantes, muitas unidades de ensino optaram por não participar por conta da pandemia. Estão inscritas e vão disputar medalhas as escolas Willy Hering, Luis Ledra, Unidavi, Ricardo Marchi, Dom Bosco, Colégio COC e Paulo Cordeiro.

 

Schlemper explicou que antes da definição do início das modalidades individuais, todas escolas foram convocadas e uma reunião com os representantes foi realizada, detalhando a forma de disputa e como os jogos poderiam acontecer de maneira segura para os alunos e técnicos.

 

“Esse diálogo foi importante para definirmos realizar as modalidades individuais e optarmos por melhorar o cenário conforme a matriz de risco visando os jogos coletivos que tem mais contato, envolvimento entre alunos e movimentação de pessoas, desta certa forma vamos conseguir realizar um evento seguro para todos”, detalhou.

 

O superintendente da Fundação, Jeberton Fermino, destacou a importância da retomada dos eventos esportivos, citando que todas disputas vão seguir regras sanitárias conforme as portarias do Governo do Estado.

 

“Os professores de educação física e as escolas têm sido parceiros na realização dessa ação, eles já vão orientando os alunos, até porque eles seguem os protocolos nas atividades escolares. Vamos seguir muitas exigências, entre elas de não realizar cerimonial de premiação, entre outros detalhes, mas não vamos deixar de realizar um evento esportivo que prega a integração e desenvolvimento dos alunos que podem ser nossos atletas no futuro. Estamos felizes por esse momento”, comentou.