Natação

Natação dos Joguinhos Abertos acontece neste fim de semana


Por Arthur | 3 de julho de 2019
Foto Arthur Hoffmann

Oito atletas da Fundação Municipal de Desportos (FMD) representam Rio do Sul nas disputas da natação da etapa estadual da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A competição começa nesta sexta-feira (5), seguindo até o domingo (7) no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

 

De acordo com o técnico da equipe rio-sulense, Alan Helbok, este é o segundo ano que a equipe participa da competição estadual. Ele explicou que o nível é alto, por isso pediu aos seus atletas para buscarem seus melhores tempos pessoais. Além disso, nas últimas semanas, apesar do frio, os treinos diários que acontecem no Esporte Clube Concórdia (ECC) foram intensificados.

 

“É um processo gradativo. Ano passado iniciamos o projeto e pela primeira vez tivemos atletas competindo em uma competição estadual, e agora estamos pensando na evolução da modalidade e deles. Acredito que todos têm potencial, mas é uma prova que precisa de muita concentração”, comentou.

 

Disputa já conta pontos para a classificação dos Joguinhos

Essa é a primeira modalidade oficial em disputa da competição. Os jogos vão reunir atletas de 15 a 17 anos de diversos municípios do estado. Mesmo não sendo realizada em Rio do Sul, a cidade-sede, a modalidade soma pontos para a disputa do título geral dos Joguinhos.

 

De acordo com o diretor técnico da FMD, Sérgio Luis Schlemper, que supervisiona os locais de competição, a natação dos Joguinhos foi programada para Palhoça em função da capital do Alto Vale não dispor da estrutura técnica necessária para a realização da competição.

 

“Além das disputas dos Joguinhos, acontece simultaneamente a etapa estadual dos Jogos Escolares 15-17 anos que são atletas da mesma faixa etária. Será um grande evento, porque assim como em Caçador em 2017 e Curitibanos em 2018, Palhoça sediou as disputas”, comentou.

 

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são realizados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte), Fundação Municipal de Desportos (FMD) e prefeitura de Rio do Sul.