Atletismo

Olesc: Rio do Sul conquista 15 medalhas e sobe uma posição no quadro de pontos


Por Arthur | 10 de dezembro de 2018

Rio do Sul encerrou a participação na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) melhorando sua posição no quadro final de pontos em relação a 2017. Foram no total 15 medalhas conquistadas, duas a mais do que no ano passado, levando a delegação rio-sulense à 17ª colocação neste quesito.

 

Já nos pontos, Rio do Sul somou 12. Oito deles vieram com a segunda colocação do basquete, além de dois com a quinta colocação do atletismo e xadrez masculino e um com o ciclismo masculino. No geral, o município acabou na 18ª colocação, uma acima em relação ao último ano. A cidade de Blumenau venceu a competição no quadro de pontos, seguido de Joinville em segundo e Itajaí em terceiro.

 

A última final foi no sábado, em Indaial, o basquete masculino foi derrotado por Joinville por 79 a 68. A partida marcou o último dia de competição, que também foi realizada em Timbó.

 

“No quadro de medalhas caímos um pouco, porque o critério é maior para as medalhas de ouro. Mesmo assim conseguimos conquistas com atletas que estavam em seu primeiro ano de Olesc, melhorando nosso rendimento. O mesmo vale para o quadro de pontos, enquanto cidades venceram apenas uma modalidade e ficaram na nossa frente, nós pontuamos em quatro delas, desempenho muito bom. Se tivéssemos somado um ponto a mais ficaríamos com a 14ª colocação”, comentou o diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Luis Schlemper.

 

A Olesc também encerrou o calendário de competições da Fesporte desta temporada. Em todas elas, o município melhorou seu rendimento. Conforme o superintendente da FMD, Jeberton Fermino, este é o resultado do trabalho intenso das modalidades.

 

“A Olesc é o primeiro passo para a profissionalização dos atletas e trabalhar com esse público atualmente é difícil, por isso, estamos bem felizes com os resultados. Parabenizar a todos pelo excelente ano que tivemos e a partir de agora vamos unir nossa equipe e trabalhar com foco total nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina que em 2019 será em nossa cidade”, comentou.

 

Medalhistas do município:

Ouro

João Dalandrea no lançamento do disco

João Dalandrea no lançamento do martelo

Rafael Henriqueta no pensado (xadrez) – não conta no quadro geral de medalhas

Prata

João Vitor Pereira no peso pesado +64 kg (judô)

Lucas Butzke no pensado (xadrez) – não conta no quadro geral de medalhas

Basquete masculino por equipes

Cezar Beuting no lançamento do martelo

Alana Amorim nos 100 metros rasos

Mateus Odorizzi nos 1.500 metros rasos

Bronze

Jenifer Passig no peso pesado feminino (Judô)

Tiago Odorizzi bronze nos 1.500 metros rasos

Beatriz Neumann bronze no kumitê feminino

Yasmin Fagundes bronze no salto em distância

Vinicius Avancini bronze no lançamento do disco

Naraina Antonia da Silveira, Julia Eleutério, Gustavo Gehrke e Fabio Fernandes bronze no team relay (ciclismo)

Fábio Fernandes bronze no cross country (ciclismo)

Lucas Boeing bronze no blitz (xadrez)