Atletismo

Paradesporto: rio-sulenses disputam Regional Rio-Sul em Vitória


Por Arthur | 5 de fevereiro de 2020

Os paratletas Ernesto Bitelbrum e Nelson Junior Weinrich representam Rio do Sul nas disputas do Regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa. A tradicional competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) acontece no fim de semana em Vitória, no Espírito Santo.

 

Considerado o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação, a competição é composta por quatro fases regionais e duas nacionais. Tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país, a partir dos 14 anos. Em 2019, o Circuito reuniu mais de 2.000 atletas.

 

Essa será a primeira competição da temporada de ambos atletas. Ernesto já disputou a competição nos últimos anos no lançamento do dardo, classificando-se para a etapa nacional e ficando entre os três melhores do Brasil. “O Ernesto está voltando de lesão e estamos ajustando alguns detalhes técnicos, mas acredito que vamos passar de fase e estar 100% para a fase nacional que é nosso foco, pelo fato de ceder Bolsa Atleta”, comentou o técnico de lançamentos e arremessos da Fundação, João Marcos Misfeld.

 

Nelson que compete nas provas de 100 e 200 metros nado livre estreia em um evento nacional. “Estamos na fase de constante evolução, ele tem nadado poucos segundos abaixo do índice nacional, mas está muito bem, por isso acreditamos na vaga”, comentou o técnico da natação da FMD, Alan Helbok.