Xadrez

Pista de Bicicross de Rio do Sul recebe melhorias


Por Arthur | 13 de novembro de 2018
Foto Arthur Hoffmann

Devem ser concluídas nos próximos dias as obras de melhorias na Pista de Bicicross de Rio do Sul, que fica no bairro Budag. Entre os serviços executados estão a elevação dos dois principais paredões da pista.

 

De acordo com o presidente do Clube Rio-sulense de Bicicross, Rodrigo Fernandes, as alterações eram necessárias há alguns anos. Ele explicou que o município não pode mais sediar competições nacionais, porque a pista está fora dos padrões estabelecidos, já que cada paredão precisa ter no mínimo seis metros de largura em todo seu raio, possibilitando que todos pilotos possam realizar ultrapassagens nesse espaço.

 

“Automaticamente, quando o atleta passa pelas rampas, ele ganha velocidade e quando entra no paredão é hora de atacar e ultrapassar. Em Rio do Sul apenas quatro pilotos conseguiam fazer isso, já os outros quatro da bateria tinham que frear para não bater, isso em virtude de o paredão ser menor do que o estabelecido. Estamos corrigindo um problema crônico”, comentou.

 

Fernandes explicou que o problema afetou o rendimento dos atletas nas disputas de competições nacionais e internacionais, como a Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Além disso, as melhorias já visam deixar a pista apta para os Joguinhos Abertos de 2019, que será realizado na capital do Alto Vale, em julho.

 

O superintendente da FMD, Jeberton Fermino, que acompanha as melhorias, destacou que a obra está sendo executada pela Secretaria de Obras do município, que cedeu todo maquinário e mais de 20 caçambas de barro para aumentar os paredões.

 

“Temos que agradecer a Secretaria de Obras por ajudar em uma obra tão importante para o esporte rio-sulense e para a modalidade. Ainda faltam alguns detalhes, mas o acabamento final das rampas será feito pelos atletas no dia a dia. O que fica é um legado para a modalidade e estamos muito felizes com isso”, comentou.