Atletismo

Presidente da CBAt visita Rio do Sul prevendo investimentos


Por Arthur | 18 de junho de 2021

Visando a ampliação de investimentos em projetos de atletismo e a construção de novas estruturas, Rio do Sul recebeu na quinta e sexta-feira a visita do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos. Ao seu lado estiveram atletas, técnicos, o prefeito José Thomé e o diretor executivo da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, Jeberton Fermino.

Também estiveram na visita o vice-presidente da entidade e medalhista olímpico, Edson Luciano Ribeiro, o presidente da Federação Catarinense de Atletismo Deraldo Oppa e o vice-presidente da Federação Sérgio Galdino. Um dos locais visitados foi um terreno no bairro Barragem ao lado do Ceplas, onde a Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul projeta um centro de treinamento da modalidade. O local pode abrigar uma ampla estrutura de treino para provas de pista, saltos, fundo e lançamentos e arremessos.

Os esportistas também conheceram as estruturas de treino da equipe de atletismo de Rio do Sul, que fica no Estádio Municipal Alfredo João Krieck, além de conversarem com atletas de base e medalhistas dos eventos nacionais. Conforme o diretor técnico da FMD, Sergio Luis Schlemper, a presença de Wlamir mostra a importância de Rio do Sul no cenário nacional. Ele lembrou que vários atletas de renome iniciaram os treinos na cidade e se destacaram por outras equipes, como Felipe Lorenzon e Patricia Kock, citando também as conquistas recentes de Alana Amorim, Vinicius Avancini e Milena Sens.

A visita de Wlamir faz parte do projeto da CBAt de se aproximar de entidades esportivas e grandes projetos. Além da passagem por Rio do Sul, visitas aconteceram em Concórdia, Campos Novos, São José e Florianópolis em outros projetos da modalidade. De acordo com o diretor executivo da FMD, Jeberton Fermino, que é técnico de atletismo e ex-atleta, agora a entidade trabalha na captação de recursos para realização do projeto do novo espaço. Tendo ele em mãos o objetivo é angariar recursos federais para construção.

“O Wlamir é uma pessoa que tem muito conhecimento na área e ao lado do prefeito José Thomé se colocou à disposição para auxiliar em Brasília na captação de recursos. Estamos muito felizes com esse pontapé inicial, é o início de um sonho que estamos buscando, assim como foi com a construção do Ginásio de Esportes”, comentou.

O prefeito José Thomé agradeceu a presença de Wlamir e lembrou que a construção desse espaço no bairro Barragem é estratégico para o desenvolvimento esportivo e expansão da modalidade em Rio do Sul. “Estamos construindo uma parceria sólida com uma das Confederações mais bem geridas do Brasil, é aproveitar essa união de forças e buscar esses recursos que são muito importantes para estruturação do nosso esporte. Não se revela talentos e constrói grandes equipes em espaços obsoletos, vamos lutar muito por esse projeto”, comentou.