Basquete

Rio do Sul garante quatro equipes na etapa estadual da Olesc


Por Arthur | 18 de outubro de 2021

Quatro equipes de Rio do Sul conquistaram o título de suas modalidades no fim de semana na etapa regional Planalto Vale da Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc). O evento realizado na capital do Alto Vale, reuniu mais de 12 municípios, classificando as melhores equipes para a etapa estadual da competição, que acontece entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro em diferentes cidades do Estado.

 

Os troféus vieram no basquete masculino, vôlei feminino e futsal feminino. Em todas essas modalidades, os atletas de Rio do Sul venceram Lages para garantir a vaga na etapa estadual. Quem teve que disputar três dias de jogos e duas partidas por dia foi o futsal masculino, que venceu todas as partidas da competição, acumulando melhor campanha. Na final, vitória de 5 a 0 sobre Taió.

 

Já o vôlei masculino e o handebol não garantiram vaga para o estadual, sendo derrotados por Lages nos jogos finais. O handebol perdeu por 23 a 22, tomando o último gol faltando poucos segundos para o término dos jogos. Esse foi o primeiro evento que a modalidade participa após vários anos de ausência nos eventos estaduais.

 

O diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, Sérgio Luis Schlemper, avaliou positivamente os resultados, lembrando que a capital do Alto Vale sempre se destacou nas disputas do regional. “Nossas equipes sempre são fortes e realizam boas campanhas e felizmente tivemos um bom desempenho pelos treinos que estávamos realizando e também pela participação em outras competições, que deu boa bagagem para os atletas. Agora é focar na etapa estadual que tem um nível muito maior”, comentou.

 

Já o diretor executivo da FMD, Jeberton Fermino, ressaltou a estrutura do evento, citando a parceria das escolas Ruy Barbosa e Dom Bosco para realização dos jogos, além da Secretaria de Educação que cedeu escolas para alojamento de atletas. “É sempre um grande desafio organizar jogos, mas temos experiência dos últimos anos e com a parceria de entidades e escolas isso se torna mais fácil. Tudo foi realizado conforme planejamos, agora vamos focar no regional dos Joguinhos Abertos que acontece neste fim de semana também em Rio do Sul”, comentou.

 

*Medalhas no karatê e xadrez*

 

Já nas disputas da etapa estadual dos Joguinhos Abertos em Videira, Rio do Sul conquistou três medalhas no karatê. Matheus Hennich Rosa no kumitê 65 a 70 quilos e Lian Iago Malheiros no 60 a 65 quilos conquistaram o bronze, e Enzo Ariel Vavassori a prata no kumitê 50 a 55 quilos.

 

O xadrez também voltou a competir em Timbó, pela Olesc, e novamente conquistou medalhas. Assim como nos Joguinhos Abertos, Lucas Butzke se destacou e conquistou o bronze, mesmo resultado que havia conquistado nos Joguinhos na última semana.