Atletismo

Rio-sulenses conquistam cinco troféus e 20 medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina


Por Arthur | 29 de novembro de 2021

Com 20 medalhas conquistadas e 51 pontos alcançados, Rio do Sul finalizou no domingo sua campanha nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O evento mais importante da temporada para a Fundação Municipal de Desportos (FMD) teve as disputas do bolão e ciclismo encerrando a competição, com troféus para o município, que competiu em diversas cidades, como São José, Florianópolis e Timbó, nos últimos 12 dias.

 

No quadro de pontos, o município terminou com a 11º colocação, a três pontos do décimo que foi Jaraguá do Sul. Já no quadro de medalhas foi o oitavo melhor. No domingo, último dia de competição, o bolão 23 masculino de Rio do Sul enfrentou os donos da casa e em grande duelo disputado pino a pino, uma das últimas bolas do jogo definiu a partida para os donos da casa. Abatidos, na disputa de terceiro lugar, Rio do Sul também foi derrotado por Chapecó.

 

No bolão 23 feminino a história foi diferente. Vencendo as donas da casa na semifinal e fazendo campanha perfeita, Rio do Sul voltou a conquistar o troféu dourado após 11 anos, vencendo na final Blumenau. Com a mesma base de atletas, no bolão 16 feminino, voltando a ter equipe após vários anos, o município também foi bem e conquistou a quarta colocação, perdendo a disputa de terceiro lugar para Florianópolis.

 

O ciclismo masculino teve sua última prova em São José, com as disputas de Estrada. No masculino, Cristian Lazzari conquistou um bronze, somando pontos para a cidade que conquistou o terceiro lugar no geral, após as provas de bicicross, cross country, marathon, contra relógio e downhill. Além de Lazzari, a cidade ainda teve como representante os atletas Gabriel Metzger, bronze no Marathon, David Guimarães, Felipe Fossatti, Diego Vieira, Beto Jurk, Muriel Lohn e Robson Ferreira.

 

No feminino o grupo composto por Eliz Mazzola, Lisiane Tonetta, Lucilene Rodrigues, Bruna Strubel e Cleusa Benedetti conquistou a inédita segunda colocação no geral para Rio do Sul. O destaque foi Lisiane Tonetta que conquistou duas medalhas, ouro no marathon e bronze no cross country. Quem também conquistou o troféu de prata foi o tiro de armas curtas, após a prova de pistola de ar, pistola de 50 metros e fogo central. Julio Almeida e Vladimir Silveira foram os destaques da equipe, conquistando três medalhas.

 

O xadrez feminino bateu na trave novamente e também conquistou o troféu de prata. A modalidade foi a que mais trouxe medalhas de ouro. O grupo composto por Julia Alboredo, Juliana Terão, Laura Luisa Eger, Vanessa Feliciano, Sara Martins e Anne Nardelli conquistou cinco medalhas de ouro, três de prata e um bronze nas disputas do pensado, blitz e rápido. O troféu dourado não veio só por conta dos critérios de desempate. Rio do Sul e Blumenau empataram em pontos e no confronto direto, com o terceiro critério de desempate tendo sido blumenauense.

 

A capital do Alto Vale ainda teve atletas somando pontos em importantes modalidades, como a bocha masculino e tênis de mesa feminino. O futsal masculino também voltou a participar e acabou eliminado na fase de grupo. Outras medalhas vieram no atletismo, com o ouro de Milena Sens que novamente quebrou o recorde da prova na competição, além de ouro e prata no lançamento do disco, com Felipe Lorenzon e Luis Henrique Schneider. O município ainda teve atletas disputando medalhas no karatê.

 

O diretor executivo da FMD, Jeberton Fermino, elogiou e parabenizou os atletas pelos resultados, destacando que por pequenos detalhes a cidade não fica entre as oito melhores do Estado. “Estamos felizes e orgulhosos, não pontuamos um pouco mais por detalhes mínimos, caso do xadrez feminino e o bolão 23 masculino. Tivemos muitas medalhas e nossas equipes foram muito bem novamente, consolidando e mostrando o potencial de Rio do Sul dentro dos Jogos Abertos. Parabéns a todos pelo empenho, especialmente por ser um ano de retomada esportiva”, comentou.

 

*Troféus de Rio do Sul*

Ouro – Bolão 23 feminino

Prata – Tiro de Armas Curtas, Xadrez Feminino, Ciclismo Feminino

Bronze – Ciclismo Masculino

*Medalhas de Rio do Sul*

Ouro – Juliana Terão, Julia Alboredo, Vanessa Feliciano, Laura Luisa Eger, Milena Sens, Bolão 23 feminino, Lisiane Tonneta, Vladimir Sillveira, Felipe Lorenzon e Cristian Lazzari.

Prata – Julio Almeida, Xadrez Feminino, Laura Eger, Juliana Terão, Luis Henrique Schneider e Julia Alboredo.

Bronze – Lisiane Tonetta, Gabriel Metzger, Ciclismo Masculino