Xadrez

Rio-sulenses participam do Floripa Chess Open


Por Arthur | 21 de janeiro de 2020

O técnico de xadrez da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, Cláudio Felipe Arndt e a atleta Laura Luisa Eger representam a capital do Alto Vale na maior competição de xadrez do Brasil, o Floripa Chess Open. Os jogos que iniciaram na segunda-feira (20) seguem até o próximo domingo (26), em Florianópolis.

 

A competição envolve os melhores atletas da modalidade da América Latina e até do mundo. Cerca de 380 competidores de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Espanha, Alemanha, Irlanda, Paraguai, Síria, Uruguai e Estados Unidos participam dos jogos. São 10 Grande Mestres (GMs), seis Mestres Internacionais (IMs), 25 Mestres Fides (FMs), 42 Mestres Nacionais (NMs), 12 Candidatos à Mestre (CMs), duas Mestres Internacionais Feminina (WIMs) e uma Mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide) feminina.

 

A maior atração da competição é o Grande Mestre e letão Alexei Shirov, um dos maiores enxadristas do mundo na atualidade. Além do prestigio técnico do evento, outro atrativo é a premiação geral que será de R$ 33 mil, divididos em várias categorias. A categoria feminina contará com um prêmio inédito de R$ 6,7 mil divididos da campeã até a décima colocada.

 

O treinador explicou que na primeira rodada os rio-sulenses venceram, mas a competição é longa e os próximos jogos servem de parâmetro e preparação para a temporada. “É sempre um privilégio participar de um evento deste porte, que conta com tantos mestres internacionais. Vale o investimento pela experiência e pelo conhecimento técnico que adquirimos”, comentou.