Atletismo

Saltador rio-sulense disputa Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18


Por Arthur | 22 de setembro de 2021

O saltador Vinicius Klein de Rio do Sul tem um dos desafios mais importantes de sua carreira neste fim de semana ao disputar o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18. A competição internacional será disputa a partir de quinta-feira (23) em Encarnación, no Paraguai.

 

Klein foi convocado para a Seleção Brasileira após conquistar o Campeonato Brasileiro Sub-18 na prova do salto triplo no último mês. O resultado garantiu o índice do atleta para participar das disputas. Essa é a primeira competição internacional que segue as regras da World Athletics para atletas dessa idade. No total foram 71 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo, sendo 36 no feminino e 35 no masculino.

 

A delegação viajará em voo fretado nesta quarta-feira por conta da pandemia do coronavírus. O principal objetivo é evitar que os atletas fiquem expostos ao vírus. De acordo com o atleta, antes de participar do evento, os treinos foram intensificados em Rio do Sul.

 

“Fizemos a correção de pequenos movimentos, ajustamos a parte técnica e também conversamos bastante sobre o que podemos evoluir dentro da prova. Tenho um objetivo de disputar o Campeonato Mundial Sub-20 que ano que vem acontece no Quênia e essa é uma boa oportunidade para eu tentar buscar uma marca ou ao menos lutar por ela já visando as competições de 2022”, comentou.

 

Na última edição da competição, realizada em 2018, em Cuenca, no Equador, o Brasil confirmou a condição de favorito e conquistou o título, com 30 medalhas nos dois dias da competição: 14 de ouro, 11 de prata e 5 de bronze. No total, o Brasil fez 319 pontos. O Equador conquistou 25 medalhas (10 de ouro, 6 de prata e 9 de bronze) e 268 pontos. A Colômbia foi a terceira, também com 25 medalhas (9 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze) e 214 pontos.